Adema participa de Reunião Ordinária da Abema em Minas Gerais

Evento oportunizou o intercâmbio entre órgãos ambientais estaduais de todo o país em torno de reuniões e visitas técnicas

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) participou da 121ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), que aconteceu entre os dias 16 e 19 de outubro, em Minas Gerais, com a participação de representantes de todo o país. A presença da Adema, através de assessores técnicos e jurídicos, marca a participação sergipana em importantes discussões nacionais da atualidade sobre os processos de federalismo ambiental.

Pela primeira vez, a Adema compõe o grupo de trabalho nacional junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para aprimorar a parceria em prol do alinhamento entre o licenciamento ambiental e a proteção ao patrimônio histórico-cultural. Foram debatidas pautas como as atualizações do sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a parceria de cooperação técnica com o Iphan e a participação da Abema na COP 30, em Belém (PA), com a Casa da Biodiversidade e Clima.

Nos dois últimos dias de evento, foram realizadas visitas técnicas ao Córrego do Feijão, em Brumadinho, para apresentação do Programa da Vale para reparação ambiental da área afetada pelo rompimento da Barragem I, e ao Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea e jardim botânico ao ar livre do mundo.

A assessora técnica da Adema, Andressa Barroso, reafirma a importância da participação de Sergipe no evento. “Foi muito proveitosa. A reunião da Abema aproxima todos os órgãos ambientais brasileiros em torno da discussão de pautas importantes, e as visitas técnicas à Vale e ao Instituto Inhotim nos mostraram outro olhar sobre a reparação ambiental e o alinhamento da pauta ambiental com a arte e a cultura”, afirma.

Andressa também destaca como as novas atualizações no CAR vão contribuir para melhorias no processo do Cadastro. “A participação do MGI nos proporcionou grande aprendizado sobre as novas atualizações do CAR e a certeza que a Adema e todos os outros entes estatais estão trabalhando para superar as dificuldades de acesso e processamento do registro”, conclui.

|Fotos: Ascom/Abema

Última atualização: 23 de outubro de 2025 10:59.

Acessar o conteúdo