
Sergipe teve uma importante participação na 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2023 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada em Brasília, na última quarta-feira (19). Representantes de todos os estados estiveram reunidos em torno de discussões diversas, com destaque para novo DOF+ Rastreabilidade.
A presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Lucimara Passos, sugeriu à Abema e ao Ibama um esforço coletivo para a realização de uma campanha nacional de consumo consciente, direcionada à população, incentivando a preferência dos consumidores finais pela compra de madeira rastreável e, da mesma forma, fomentando a adesão dos empreendedores ao DOF+ Rastreabilidade, sistema novo que permite maior controle da madeira nativa serrada ou não armazenada, transportada e comercializada no Brasil.
“Em Sergipe, a Adema já vem fazendo esse papel, incentivando a transição do uso do atual sistema, DOF Legado, para o DOF + Rastreabilidade, através do qual se busca melhorar o controle da cadeia produtiva florestal em nível nacional com mecanismos que permitem a identificação da origem dos produtos florestais madeireiros brutos e processados”, disse Lucimara. De acordo com ela, a Adema já vem atendendo muitos empreendedores para dirimir dúvidas a esse respeito, já que é o órgão que realiza a homologação de pátio no novo sistema.
A transição é gradativa e vai somando novas adesões, já que o comprador que vai adquirir madeira de um empreendedor que passa a usar o DOF + Rastreabilidade também precisará fazer a adesão. Ao final dos estoques regulados pelo DOF Legado, todas as operações deverão fatalmente passar a ser feitas pelo novo sistema. Os órgãos ambientais receberam com bons olhos a sugestão sergipana, que deverá ser posta em prática nos próximos meses.
Outros pontos que estiveram no centro do debate foram o fortalecimento da Governança Climática Multinível, a estratégia e Plano de Ação Nacional de Biodiversidade (EPANB), o financiamento para mitigação climática e o lançamento da Norma ABNT PR 2060, que estabelece a especificação para demonstração de neutralidade de carbono.
ABEMA
A Abema é uma associação civil de direito privado que representa os órgãos estaduais de Meio Ambiente, e está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal. Reúne 26 secretarias e 22 autarquias e fundações, que são responsáveis pela implementação da política ambiental. Eleito para o biênio 2023-2025, durante a 1ª Assembleia Geral, o novo conselho diretor da Abema é composto pela presidente Mauren Lazzaretti (MT), o vice-presidente Eduardo Costa Taveira (AM), a secretário-geral Marjorie Kaugffmann (RS), a 1ª secretária Ísis Rafaela Rodrigues da Silva – Rafaela Camaraense (PB), e o 2º secretário Thomaz Miazak de Toledo (SP).