Novos servidores da Adema iniciam Curso de Formação na Escola de Governo

Turma de aprovados no primeiro concurso da Adema será capacitada ao longo de três semanas

A primeira turma de concursados da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi recebida nesta segunda-feira, 13, na Escola de Governo da Secretaria de Estado da Administração (Sead), onde está sendo ministrado o curso de formação inicial para os novos técnicos e analistas ambientais. Contando com a participação de especialistas em diversas áreas relevantes para a execução do trabalho de licenciamento e fiscalização ambiental, a capacitação contará com aulas diárias até o dia 31 de janeiro.

Durante as três semanas, o curso irá reunir aulas sobre temas pertinentes, incluindo as legislações e práticas relativas à atuação de servidores públicos, notadamente na área ambiental. O conteúdo planejado busca familiarizar os novos servidores com as normas e sistemas necessários à realização de suas funções, bem como os princípios da administração pública, funções desempenhadas pelo órgão ambiental e o papel desempenhado por órgãos parceiros da Adema.

A diretora de ensino da Escola de Governo, Vanessa Horácio, destaca a importância da capacitação na carreira dos concursados e na execução do trabalho, que se inicia em fevereiro. “As temáticas que abordaremos vão desde as práticas e procedimentos diários da Adema, até o papel do servidor público do Estado. A programação foi feita em conjunto com o órgão para que os servidores possam entrar no ambiente de trabalho conhecendo mais sobre o local onde irão trabalhar”, ressalta.

O engenheiro mecânico Lucas Maranhão, analista ambiental da Adema, celebra não só sua entrada no órgão, mas também a possibilidade de capacitação aprofundada ofertada pelo Governo do Estado. “Estou muito empolgado para começar o curso; acho que vai ser primordial para entendermos o que faremos no trabalho. Além de podermos conhecer outros profissionais de outras áreas ambientais, entendendo os processos para atuar da melhor forma possível”, afirma.

A técnica ambiental Marília Albuquerque também fala das suas expectativas para a capacitação. “Eu espero que esse curso seja um momento de muita aprendizagem e que eu possa ter uma visão global sobre a função que irei exercer na Adema”.

Ao dar as boas-vindas aos novos servidores, a presidente da Adema, Ingrid Cavalcanti, falou um pouco sobre a rotina de trabalho, a atuação das gerências de licenciamento, fiscalização e monitoramento, e a importância do órgão ambiental para o desenvolvimento sustentável do estado.

“Na Adema vocês irão se deparar com um mundo novo, e poderão aplicar os seus conhecimentos, aproveitando a expertise também dos nossos técnicos mais experientes. Irão conhecer de perto os desafios e oportunidades de desempenhar um trabalho de grande importância para o Meio Ambiente em nosso estado. Nós estamos super empolgados com essa energia de renovação que circunda esses primeiros dias, e desejamos que ela se conserve pelo decorrer de suas carreiras”, disse a presidente aos técnicos e analistas ambientais.

Última atualização: 14 de janeiro de 2025 08:30.

Ir para o conteúdo