Renovação da Licença de Instalação foi solicitada pelo empreendedor para conclusão de etapas da obra

Nesta quarta-feira, 19, a equipe de Licenciamento da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) esteve no município de Cedro de São João para vistoriar uma usina de energia solar e verificar a elegibilidade do empreendimento para a renovação da Licença de Instalação (LI).
A LI é o documento emitido na etapa do Licenciamento Ambiental que autoriza que o empreendimento seja construído ou instalado na área proposta. O empreendedor deve cumprir o previsto no projeto apresentado e atender as condicionantes estipuladas no documento emitido pela Adema. Somente depois dessa etapa é possível requerer a Licença de Operação, para que o empreendimento possa, de fato, começar a funcionar. No caso em questão, a renovação da LI foi solicitada para a conclusão de algumas partes da obra, como a iluminação, o sistema de drenagem de águas pluviais, dentre outros aspectos.
O engenheiro eletricista da Adema, Alessandro Bezerra, explica como é feita a vistoria para esse tipo de renovação. “Nós avaliamos se todos os itens estão de acordo com o estipulado. Por exemplo, sistemas de drenagem que impeçam a erosão do solo ao redor das placas. Pelo que foi verificado, não foram encontradas irregularidades que impeçam a renovação solicitada pelo empreendedor”, detalha.
Os paineis fotovoltaicos captam os raios solares e convertem a luz em energia elétrica para comercialização via rede de distribuição. Desta forma, usinas de energia solar são uma alternativa menos poluente, mais segura e renovável de geração de energia. Quando estiver operando, o empreendimento de Cedro de São João deve gerar cerca de 2,5 Megawatts de energia limpa por mês.