Evento debateu a gestão florestal em Sergipe e aprimorou a integração entre os órgãos ambientais federal e estadual

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) participou, na última terça e quarta-feira, 27 e 28 de maio, do I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama Sergipe). Contando com uma programação de palestras sobre temas relativos à gestão florestal, o evento foi realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e oportunizou a capacitação das equipes e a integração entre analistas ambientais dos dois órgãos.
O tema principal no encontro foi a gestão florestal em Sergipe, e os temas relacionados ao trabalho de fiscalização e licenciamento ambiental, como Sinaflor, estudos de caso, supressão de Mata Atlântica, reposição florestal, embargo de áreas rurais, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os participantes também debateram sobre atribuições e competências executivas, legislativas e administrativas, com o objetivo de otimizar o fluxo de trabalho, também sugerindo propostas e debatendo dúvidas.
A diretora técnica da Adema, Ingrid Cavalcanti, destaca as contribuições da capacitação para os participantes. “Estamos muito felizes por esse encontro interinstitucional. Também queremos desenvolver nosso estado de forma sustentável e, para isso, é necessária a interação entre os órgãos ambientais. Além disso, estamos com novos servidores e é extremamente importante para que adquiram novos conhecimentos”, ressalta.
A gerente de Licenciamento da Adema, Evanildes Soares, uma das palestrantes do evento, revela a expectativa de continuidade da ação integrada. “Após reuniões entre as instituições, identificamos que havia a necessidade de aproximação, visando aprimorar os serviços prestados pelos órgãos à população sergipana. Então, elaboramos uma forma de trazer informação, conhecimento e dividir as experiências. Esperamos que essa parceria se estenda para os próximos anos e por todo o Brasil”, pontua.
O superintendente do Ibama de Sergipe, Cássio Murilo Costa, celebrou a qualificação dos técnicos e analistas de ambos os órgãos. “Este é um momento em que o Ibama e a Adema estão se entendendo, debatendo desde questões de competências até a gestão de sistemas que garantem a qualidade da biodiversidade de florestas no estado”, afirma.
Fotos: Mariana Carvalho