Maior estação de tratamento de esgoto do estado está passando por ajustes para regularização ambiental e ampliação da sua eficiência

A equipe de fiscalização da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) acompanhou representantes do Ministério Público de Sergipe (MPSE), da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), da Iguá Saneamento e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Nossa Senhora do Socorro até a Estação de Recuperação de Qualidade – ERQ Norte na manhã de quarta-feira (02). Representantes da Universidade e do Instituto Federal de Sergipe (UFS e IFS) também participaram da visita.
O objetivo da inspeção conjunta foi averiguar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta para regularização ambiental da unidade, que é a maior estação de tratamento de esgoto do estado, assinado em agosto de 2024, quando ficou pactuada a realização de ajustes estruturais e de operação no local.
Desde então, a Adema vem acompanhando e fiscalizando a execução das alterações indicadas, conforme as necessidades técnicas existentes. De acordo com o fiscal ambiental da Adema, Daniel Marques, nesta visita foi verificado quanto ao cumprimento das medidas determinadas pelo órgão ambiental pela Deso e pela Iguá, que desde 1º de maio assumiu os serviços de distribuição de água e coleta/tratamento de esgoto em 74 municípios do estado.
“Durante a inspeção, após uma reunião inicial, a comitiva realizou uma em várias partes da estação, ficando estabelecido que dentro de 15 dias a Iguá deverá apresentar, à Adema, um relatório sobre os serviços passivos que ainda serão realizados no local pelas concessionárias. Na sequência, nós teremos mais 15 dias para analisar o documento e reportar ao Ministério Público, que convocará nova reunião com as partes envolvidas”, detalhou o fiscal.
|Fotos: Verônica Moura