Adema promove intercâmbio institucional com órgãos ambientais de Alagoas e Santa Catarina

Integração oportuniza a troca de experiências e soluções inovadoras para a modernização da gestão ambiental em Sergipe

Como parte do processo de reestruturação e aprimoramento de serviços, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) vem realizando uma agenda de intercâmbio institucional com órgãos ambientais de outros estados. O objetivo é a troca de experiências e a visualização de modelos de gestão exitosos que possam inspirar a implementação local de soluções inovadoras e sustentáveis, visando à modernização do licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental em Sergipe.

Para as visitas técnicas, que fortalecem parcerias institucionais e instrumentalizam o órgão ambiental para execução da política estadual do meio ambiente, foram escolhidos os Institutos do Meio Ambiente de Alagoas e de Santa Catarina, ambos considerados como referências na gestão ambiental. De acordo com o presidente da Adema, Carlos Anderson Pedreira, as visitas técnicas foram essenciais para que a equipe pudesse conhecer boas práticas de gestão dos Institutos visitados, com destaque para a tecnologia empregada nos processos e ações de monitoramento e fiscalização ambiental.

“Estamos incumbidos da missão de fortalecer as ações em prol do Meio Ambiente e aprimorar os processos de licenciamento ambiental em nosso estado. O governador Fábio Mitidieri tem dado máxima atenção à reestruturação e modernização da Adema, e conhecer experiências exitosas e sistemas que já funcionam bem em outros locais nos auxilia a fazer isso mais rapidamente e com maior eficiência, aprimorando a gestão ambiental em Sergipe”, comentou Carlos Anderson Pedreira.

IMA ALAGOAS

Na última semana, uma equipe de técnicos da Adema concluiu a segunda etapa da visita ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), em Maceió. “Estivemos aqui há alguns meses atrás para uma primeira visita e entendemos que precisávamos retornar com os nossos técnicos, para que realmente pudéssemos levar todas as informações referentes à estrutura de sistemas utilizada pelo IMA/AL, para contribuir da melhor forma para a reestruturação que já iniciamos nos nossos processos internos. Essa troca é muito rica e extremamente importante para a melhoria de serviços que estamos perseguindo”, afirmou o assessor técnico da presidência da Adema, Zenilton Filho.    

Na primeira visita, a equipe sergipana foi recebida pelo diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, e conheceu de perto a estrutura do órgão, incluindo o Laboratório de Análises Ambientais e o Herbário MAC. Um dos pontos destacados foi a digitalização completa dos processos internos, que extinguiu a tramitação física e trouxe mais agilidade e eficiência ao licenciamento e à fiscalização ambiental.

Ao final do segundo encontro, o diretor-executivo do IMA/AL, Ivens Leão, avaliou positivamente a iniciativa de integração. “Mostramos toda a estrutura do IMA, os procedimentos que a gente vem adotando ao longo dos últimos anos e a modernização dos processos de licenciamento, monitoramento e fiscalização. É muito importante que a gente possa trocar experiências, conhecer o que Sergipe vem fazendo e mostrar nosso papel aqui. Essa integração entre os órgãos só vem a favorecer um ganho ambiental inestimável”, pontuou.

IMA SANTA CATARINA

Já no mês de maio, o órgão visitado pela equipe da Adema foi o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A visita teve como destaque o modelo de gestão do licenciamento ambiental catarinense, reconhecido por sua eficiência, transparência e uso de tecnologias inovadoras.

Durante a visita, a comitiva sergipana foi recebida pela presidente do IMA, Sheila Meirelles, e pelo secretário do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (Semae), Emerson Stein, além de servidores e técnicos do IMA e da Semae, que prepararam três dias de agenda intensa, com apresentações de setores estratégicos e uma visita de campo a uma das suas unidades de conservação: o Parque Estadual do Rio Vermelho, onde se localizam os Centros de Triagem de Animais Silvestres e de Animais Marinhos.

A presidente do IMA/SC, Sheila Meirelles, destacou que receber a comitiva representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Santa Catarina. “Santa Catarina tem investido constantemente em soluções tecnológicas e na eficiência da gestão ambiental, com o suporte integral do Governo do Estado. Isso nos permite oferecer um serviço de qualidade e ágil aos empreendedores e à sociedade, ao mesmo tempo em que garantimos a preservação ambiental”, comentou.

Última atualização: 7 de agosto de 2025 08:34.

Ir para o conteúdo