Adema orienta projetistas rurais sobre o CAR em encontro do Banco do Nordeste

Palestra abordou irregularidades cadastrais e a importância do Cadastro Ambiental Rural para acesso ao crédito rural em Sergipe

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) levou informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) a projetistas e consultores rurais, durante a reunião anual promovida pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na última segunda-feira (15). O encontro reuniu mais de 100 profissionais que atuam diretamente com produtores rurais em Sergipe.

A palestra foi ministrada pela gerente de Licenciamento da Adema, Evanildes Soares, e abordou aspectos fundamentais do CAR, como as irregularidades cadastrais mais recorrentes e a importância da regularização do registro para produtores que buscam acesso ao crédito rural. A iniciativa surgiu a partir de uma demanda identificada pelo próprio BNB e construída em conjunto com a Adema, visando ampliar o acesso à informação e promover maior celeridade no atendimento aos produtores rurais do estado.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais do país. Seu objetivo é unificar e padronizar informações ambientais das propriedades e posses rurais, subsidiando ações de controle, monitoramento e combate ao desmatamento, entre outras finalidades. Por ser autodeclaratório, o CAR passa por análise técnica da Adema, enquanto órgão gestor estadual, e somente pode ser homologado quando não apresenta inconsistências, como sobreposição de áreas ou informações incorretas.

Além de instrumento ambiental, o CAR é requisito para diversas políticas públicas, concessão de crédito rural, pedidos de autorização para supressão vegetal, entre outros processos de licenciamento ambiental.

O gerente de escritório da Superintendência Estadual do BNB, Felipe Lemos, destacou a relevância da participação da Adema no encontro. “A presença da Adema no nosso encontro anual com os projetistas da área rural foi fundamental para apresentar o trabalho do órgão, orientar e esclarecer dúvidas, especialmente no que se refere ao licenciamento ambiental e à regularização do CAR”, afirmou.

A gerente de Licenciamento da Adema, Evanildes Soares, enfatizou os benefícios da regularização, especialmente para pequenos e médios produtores. “Percebemos uma vontade real de se aproximar, entender e corrigir os cadastros. Ganha o meio ambiente, com informações mais qualificadas; ganha a economia, com a manutenção da carteira de crédito; e ganha o produtor, que se regulariza ambientalmente e consegue acessar financiamento para desenvolver sua atividade”, concluiu.

Para o projetista Alan Nobre, que participou do encontro, a regularização do Cadastro é hoje uma exigência cada vez mais presente nas operações financeiras. “Os agentes financeiros, como o BNB, vêm cobrando cada vez mais que os Cadastros estejam regulares. É muito importante que a Adema, enquanto órgão responsável pela análise e regularização, esteja próxima de nós, porque esclarece dúvidas, melhora nossos processos e fortalece a relação com o Banco. Não há acesso ao crédito rural sem o cumprimento das exigências ambientais”, ressaltou.

Fotos: Lucas Campos

Última atualização: 17 de dezembro de 2025 13:16.

Acessar o conteúdo