Palestra para servidoras e servidores foi ministrada pela presidente do Instituto do Câncer Sheyla Galba

Na manhã desta sexta-feira, 10, a Administração Estadual do Meio do Ambiente (Adema) realizou uma ação alusiva à campanha “Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama”. Uma palestra ministrada pela presidente do Instituto do Câncer, Sheyla Galba, abordou o compartilhamento de experiências de vida e, sobretudo, o incentivo à realização do autoexame das mamas e de consultas regulares para prevenção da neoplasia.
Participaram do evento servidores da autarquia, mulheres e homens, para ampliar o trabalho de conscientização e multiplicação da informação em seus ambientes familiares. De acordo com o presidente da Adema, Carlos Anderson Pedreira, o evento reforça o compromisso da Adema com a saúde e bem-estar do seu corpo técnico.
“A presença de Sheyla foi um momento muito especial porque trouxe muitas orientações sobre como podemos nos relacionar com essa doença e, sobretudo, sobre sua prevenção. A Adema se sentiu muito prestigiada, especialmente pela presença das nossas servidoras, que absorveram tudo o que foi passado por ela”, disse Carlos Anderson.
A presidente do Instituto, Sheyla Galba, destacou a importância de momentos como esse. “Estou muito feliz de estar aqui. Eu tenho conhecimento de causa na luta contra o câncer, então, poder falar na Adema sobre a prevenção do câncer de mama é uma experiência inexplicável. É importante destacarmos que, a cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, um homem também apresenta a doença. Então, é muito importante que os homens também tenham o hábito de se tocar”, alertou.
A engenheira de petróleo e gás da Adema, Jéssica Oliveira, avaliou positivamente a iniciativa. “A Adema trazer esse tipo de agenda é muito importante. Eu tive familiares auxiliados pelo Instituto e isso ajuda muito ao nosso conhecimento e a fortalecer toda nossa sociedade”, afirmou.
O engenheiro civil Bruno Reinaldo entendeu a relevância do debate também para os homens. “Sempre acabamos associando o Outubro Rosa às mulheres, mas foi esclarecido que homens também precisam ter cuidados e que estamos suscetíveis ao câncer. É um alerta para todos nós buscarmos esse autoconhecimento constante”, concluiu.
Fotos: Lucas Campos.