Adema vistoria unidade de tratamento de resíduos de saúde em renovação do licenciamento

Localizado em Japaratuba, empreendimento está sendo analisado por equipe multidisciplinar da gerência de Avaliação de Impactos Ambientais

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) esteve no município de Japaratuba para vistoriar uma unidade de tratamento, autoclavagem e armazenamento temporário de resíduos de serviços de saúde em processo de renovação do licenciamento ambiental. As análises no local foram realizadas por uma equipe multidisciplinar da gerência de Avaliação de Impactos Ambientais (Geaia), composta por analistas das áreas de engenharia ambiental, florestal e química.

Como se trata da terceira renovação da licença de operação da unidade, a equipe da Adema parte da observação do cumprimento das condicionantes da licença anterior, mas também considera, na análise, alguns outros aspectos, como a estrutura física da unidade, o funcionamento das operações, os possíveis impactos decorrentes das atividades ali realizadas e a documentação apresentada pelo empreendedor solicitante. 

De acordo com a gerente de Avaliação de Impactos Ambientais da Adema, Nayára Bezerra, a vistoria é uma etapa fundamental na renovação da licença de empreendimentos dessa natureza. “Trata-se de um empreendimento responsável pela solução em resíduos, ou seja, tratamento para disposição adequada, com a presença de galpões de armazenamento de resíduos da saúde, medicamentos, sistemas de autoclavagem para esterilização desses resíduos e disposição final em aterro. Vistoriamos cada espaço e cada procedimento operacional para, assim, elaborarmos um relatório de análise ambiental e emitir o nosso parecer técnico final”, explica.

Juntamente com a elaboração de relatórios e pareceres, são solicitadas ao empreendedor responsável a realização de eventuais adequações e o envio de documentações complementares, além da atualização de projetos e programas ambientais, para que o empreendimento siga operando de maneira tecnicamente correta, sustentável e em conformidade com a legislação ambiental.

|Fotos: Mariana Carvalho

Última atualização: 4 de agosto de 2025 09:25.

Ir para o conteúdo