Caititus transferidos para Pernambuco são reinseridos na natureza

Após passarem por processo de reintrodução monitorada, os 28 caititus (Pecari tajacu) transferidos do zoológico de Aracaju em novembro do ano passado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangará), foram reinseridos na natureza.

A ação resultante da parceria entre a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) foi finalizada com sucesso e comemorada por todos os profissionais envolvidos.

Durante a ação foi utilizado o método de soltura branda, a fim de que os mamíferos aos poucos fossem se adaptando ao local e também para que os filhotes não fossem deixados para trás por suas mães durante o processo.

O método escolhido pelos profissionais consiste em uma soltura gradativa em que os animais são confinados em um viveiro no ambiente natural, e, à medida em que eles vão amenizando o estresse, ganham liberdade na natureza. Apesar de ter sido um processo delicado, ao final, todos os caititus saíram e os filhotes conseguiram acompanhar suas mães.

Após a abertura do acesso dos animais à área de soltura, a equipe do Projeto Serra Grande e os técnicos da CPRH, que vem dando suporte nos procedimentos estão acompanhando diariamente o desenvolvimento e adaptação desses mamíferos na busca por alimentos e abrigo, por meio do uso de armadilhas fotográficas que são espalhadas pela mata.

De acordo com a bióloga Aline Borba, que esteve à frente do processo, o procedimento foi estudado por seis meses pelos profissionais de ambos os órgãos. “Tivemos a ideia de desenvolver esse projeto e o Diretor-Presidente da Adema acatou e autorizou a sua realização. O projeto foi estudado durante seis meses pelos profissionais dos dois órgãos ambientais visando garantir o bem-estar dos mamíferos. Apesar do processo delicado durante o desenvolvimento dos trabalhos, conseguimos alcançar os resultados que almejávamos”, afirmou.

Última atualização: 6 de abril de 2022 16:02.

Pular para o conteúdo